Fiz esse texto a convite da minha super amiga Helena, que tem um instagram de indicação de livros incríveis - chamado @leiturasdahelena.
Minha indicação é um livro feminista com informações importantes, desenhos engraçados, colocações cheias de deboche e com um humor maravilhoso. (Perfeito para estes tempos em que vivemos 🥵).
Claro, escrito por uma mulher, Liv Strömquist, se chama: ”A Origem Do Mundo – uma história cultural da vagina ou: a vulva vs. o patriarcado”.
A minha descoberta feminista foi quando enxerguei que não tinha liberdade. Como mulher, todas as minhas escolhas são frutos da cultura patriarcal, com um tempero do lugar onde vivo. Os produtos que uso, as roupas que escolho, meu comportamento, e até o caminho que escolho para ir à padaria.
Sendo mulher, até isso pode ser perigoso e as estatísticas nos mostram: o trabalho das mulheres é muito maior que o dos homens, nosso tempo de lazer muito menor que o deles e a situação piora consideravelmente se você for uma mulher negra, pobre e mãe-solo. Difícil né?
Carregamos também a culpa e todo o peso sempre cai sobre nós, e não vamos entrar no detalhe de que sempre somos novas ou velhas demais para tudo. Para esse mundo o tempo nunca está a nosso favor.
Tudo isso para dizer que esse livro trata explicitamente dessas diversas tentativas de domar, castrar e padronizar o sexo feminino ao longo da história. É através da culpabilização do prazer feminino que o controle mais forte começa.
Os homens sempre tiveram muito interesse em se meter nos assuntos da nossa pepeca (sem a nossa permissão) moldando e decidindo como ela deveria ser, o que ela reapresentaria, o bonito e o feio. 🤷🏽♀️
Uma leitura rápida e leve, que vai te fazer rir e informar sobre os absurdos que foram e são feitos com nós mulheres, e são normalizados.
Espero que gostem e se divirtam.
Um beijo,
Julia
Comments